Carlos Santos Neves, RTP | Publicado há 13 minutos

Ao transpor as fronteiras ucranianas com uma coluna de camiões dita humanitária, o Presidente russo abriu caminho a nova subida de tom no braço-de-ferro diplomático que há meses o opõe às chancelarias ocidentais. Sucederam-se, nas últimas horas, vozes norte-americanas e europeias a condenar a “perigosa escalada” no leste da Ucrânia.

    Daniela Santiago/ Paulo Braz/ Mário Raposo/ Luís Moreira

    A Judiciária suspeita que o autor de sete incêndios que deflagraram no ano passado na região centro seja um adolescente. Num dos incêndios morreu um bombeiro da Corporação da Covilhã. A investigação da polícia revela que o menor ateava os fogos e depois ajudava os bombeiros a combater as chamas.

    Patricia Cracel / Rui Cardoso / Guilherme Brízido

    Os mexicanos querem comprar o Espírito Santo Saúde, mas terão de provar que cumprem os requisitos exigidos para o contrato de gestão em parceria público privada se quiserem gerir o hospital de Loures.

    Isabel Marques da Costa / Luís Côrte-Real / Nuno Tavares / Miguel Teixeira /

    O edifício sede em Lisboa foi o primeiro - e único para já - a ser renovado com a borboleta, o símbolo da instituição que se sucede ao BES.

    Sérgio Vicente / João Fernando Ramos / Guilherme Brízido

    Várias universidades não vão submeter os orçamentos de 2015 dentro do prazo que termina hoje. A RTP sabe que os reitores argumentam com razões técnicas.

      Ana Felício/ Rui Magalhães

      O conflito entre Israel e o Hamas está a matar 10 crianças por dia. A UNICEF revelou que em 46 dias já morreram quase 500 menores.

        O Hamas executou 18 palestinianos acusados de colaboração com Israel. Sete foram mortos frente a uma mesquita, numa das principais praças da cidade de Gaza, e os restantes 11 numa esquadra de policia. As caras dos supostos traidores foram tapadas e as mãos amarradas. Todos foram executados com um tiro na cabeça por homens vestidos de negro e frente à população de Gaza.

        Mendes Oliveira/ Rui Magalhães

        Os Estados Unidos assumiram pela primeira vez que o Estado Islâmico é a maior ameaça terrorista de sempre. O grupo radical executou o jornalista James Foley e tem reféns outros cidadãos americanos. A principal base dos jihadistas é a Síria, onde os Estados Unidos admitem agora intervir.

        Tiago Contreiras/ Miguel Teixeira

        A polícia do Missouri divulgou um vídeo que mostra o momento da morte do jovem baleado por agentes. As imagens podem chocar os telespectadores mais sensíveis.

        Paula Martinho da Silva / Marcelo Sá Carvalho

        O surto de ébola está fora de controlo e as autoridades encerraram a favela com madeira e arame, para evitar o contacto dos seus 75 mil habitantes com o resto do país.

        Teresa Botelheiro / Rui Cardoso / Miguel Teixeira

        A Tranquilidade pode ser vendida a uma empresa de investimento americana. O negócio ainda não está fechado, mas deverá ser concluído em breve.

        Cristina Liz/ Nuno Tavares/ Luís Moreira

        Os produtos hortícolas do Oeste estão a viver o pior ano da última década. Os produtores mostram-se preocupados com o verão atípico e com as sanções decretadas pela Rússia contra produtos essencialmente da Europa do Sul.

        Os juros exigidos pelos investidores para comprar dívida de Portugal a 5 e 10 anos bateram mínimos históricos. Os títulos a 5 anos negociaram-se no mercado secundário a 1,7% e no prazo dos 10 anos os juros caíram para os 3,1%. O bom desempenho dos títulos de dívida portuguesa poderá levar o Instituto de Gestão de Crédito Público a lançar um leilão sindicado de dívida a 15 anos no início do Outono.

        Ana Luísa Rodrigues/ Paulo José Oliveira

        Decorre até domingo a Fatacil, feira de artesanato, indústria e comércio de Lagoa. Vai na 35ª edição e, com mais de 600 expositores, atrai ao concelho visitantes de todo o Algarve.

        Em Destaque

        • Descrito pela Administração norte-americana como uma ameaça terrorista que vai "muito além" do que já foi visto até agora, o grupo radical Estado Islâmico apresenta-se como um adversário formidável. Pode, contudo, ser vencido.

        • Um atentado no Iraque foi provocado por um português. Trata-se de um emigrante em França que se converteu ao islamismo radical.

        • A execução do jornalista norte-americano James Foley por um militante do Estado Islâmico foi condenada pelo mundo ocidental mas não só. Os líderes do mundo islâmico começam também a assumir a sua preocupação.

        • Esta sexta-feira, o dia foi dedicado aos museus. Fomos a Entradas, no Concelho de Castro Verde, para conhecer um dos museus mais visitados do Alentejo, o Museu da Ruralidade. Em Santiago do Cacém vamos espreitar o museu municipal.

        • A memória da geração que lutou e morreu na Grande Guerra não se perdeu totalmente.

        • O novo surto de ébola compreende-se à luz do que sabíamos dos anteriores, mas também traz consigo elementos inéditos.

        Pub

        Noticiário Antena 1

        Informação

        • Números sem precedentes no Festival de Parapente dos Açores

          Números sem precedentes no Festival de Parapente dos Açores

        • Nasceram duas águias na Tapada de Mafra

          Nasceram duas águias na Tapada de Mafra

        • Os fatores de risco de AVC

          Os fatores de risco de AVC

         

         

        + Lidas e + Comentadas

        • + Lidas
        • + Comentadas

        Noticiários

        • 24 Horas (1ª parte)

          24 Horas (1ª parte)

          Data exibição: 2014-08-22

          Duração: 01:00:10

        • Telejornal (2ª parte)

          Telejornal (2ª parte)

          Data exibição: 2014-08-22

          Duração: 00:05:40

        • Telejornal (1ª parte)

          Telejornal (1ª parte)

          Data exibição: 2014-08-22

          Duração: 00:54:04

        • Jornal da Tarde (2ª parte)

          Jornal da Tarde (2ª parte)

          Data exibição: 2014-08-22

          Duração: 00:11:34

         

         

        A Frase

        Encarar consumidores e contribuintes como incumpridores crónicos ou piratas em potência não é uma atitude justa ou aceitável. Não é sequer decente. Mas quando um governo propõe e aprova uma série de diplomas que, entre várias medidas, aplica uma taxa sobre telemóveis, ‘tablets’, computadores, caixas de televisão por cabo, discos rígidos ou uma simples ‘pen’, é isso que está a fazer: a tratar todos os consumidores destes equipamentos como uma espécie de delinquentes em potência, suspeitos de usurparem as criações alheias para benefício próprio.

        Helena Cristina Coelho, Diário Económico

        A RTP nas redes Sociais

        •  
          Facebook
        •   Twitter
           seguidores
        •   Youtube
           seguidores

        A imagem

        Mundo

        Banho gelado

        Narong Samgnak, EPA

        O movimento solidário "Banho gelado", que pretende angariar fundos para combater a Esclerose Lateral Amiotrófica, tem atraído adeptos em todo o mundo. Em Banguecoque, centenas de tailandeses aderiram à moda.

        Cinemax

        • João Lopes Na encruzilhada da história irlandesa Sempre empenhado em retratar momentos de convulsão política, o inglês Ken Loach regressa a cenários irlandeses — "O Salão de Jimmy" aborda as lutas políticas em meados da década de 1930..

        Votação

        Vídeo e Áudio

        • Notícias
        • Programas
        • Diretos
        •  
        • Todos
        • Vídeos
        • Áudios