Técnicos Educação Física ajudam docentes do 1º ciclo no desporto escolar

por Agência LUSA

Técnicos licenciados em Educação Física vão ajudar, uma a duas vezes por semana, os professores do 1/o ciclo do ensino básico das escolas do Porto na disciplina de expressão físico-motora, segundo um protocolo hoje assinado.

Celebrado entre a Câmara Municipal do Porto e a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), o protocolo visa apoiar os professores do 1/o ciclo - a quem, devido ao sistema de monodocência, cabe leccionar todas as áreas curriculares - no ensino da expressão físico-motora (EFM).

Segundo os termos do protocolo, assinado entre a Associação para o Gabinete de Desporto do Porto (AGDP, participada pela autarquia local) e a DREN, técnicos contratados pela AGDP ministrarão uma ou duas sessões semanais, com a duração de 30 a 45 minutos, de acordo com o programa oficial da disciplina de EFM.

Contudo, salienta o documento, estes técnicos "em caso algum substituirão, na leccionação, o professor do 1/o ciclo, titular da turma e responsável único pela docência de todas as matérias de ensino".

As sessões semanais deverão decorrer, "de preferência", no espaço da escola do 1/o ciclo.

Também prevista no protocolo está a disponibilização, pela AGDP, de técnicos para assegurar o bloco curricular alternativo (natação) do programa da disciplina de EFM.

A AGDP assumirá, caso o professor titular da turma não tenha as competências técnicas necessárias, a organização e condução das sessões de natação, embora sempre em articulação com o professor.

à DREN caberá agora divulgar o protocolo em todos os agrupamentos de escolas envolvidos, para que o programa nele previsto seja integrado no seu projecto curricular e submetido à aprovação do respectivo conselho pedagógico.

Aos órgãos de direcção e gestão das escolas do concelho do Porto caberá depois decidir a adesão - ou não - ao protocolo.